domingo, 29 de novembro de 2015

As primeiras atividades didáticas

No primeiro semestre de 2015, os pibidianos do Subprojeto Espanhol UFSC, com a orientação das coordenadoras Andréa Cesco e Juliana Bergmann e em conjunto com as professoras supervisoras das escolas parceiras de ensino médio Aderbal Ramos da Silva e Jacó Anderle, desenvolveram atividades de intervenção com fins didáticos que foram aplicadas nas turmas em que atuaram como observadores. Estas atividades tiveram como primeiro resultado a produção de materiais didáticos experimentais para o ensino do espanhol como língua estrangeira no contexto escolar. Foram pensadas a partir da realidade observada pelos alunos nas duas escolas; discutidas e testadas junto às coordenadoras e aos integrantes do PIBID Espanhol UFSC antes de serem levadas às salas de aula. A elaboração desta primeira experiência prática no âmbito deste subprojeto seguiu uma temática livre, respeitando, no entanto, o conteúdo trabalhado pelas professoras supervisoras em sala de aula.
Apresentamos um resumo do que foi realizado:


NOVO VOCABULÁRIO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO E DA LUDICIDADE
Nesta atividades a proposta foi trabalhar a oralidade e a compreensão da língua espanhola por meio da interação e da ludicidade. Os pibidianos Ana e André construíram um jogo de tabuleiro que tem como tema a casa, seus cômodos, móveis e utensílios. Jogando o dado, os alunos transitaram pelas partes da casa e tiveram que ler e responder perguntas que revelam novas palavras, como olla, escalera, ropero, baño, comedor.

Alunos da turma 108 da escola Jacó Anderle participando da intervenção. 
No centro da mesa, o tabuleiro com as partes de uma casa e seus nomes em espanhol.

O SITE TRIPADVISOR COMO FERRAMENTA PARA A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Gabriela e Kadhiny apresentando o site TripAdvisor.
A intervenção enfocou o turismo como temática e utilizou o site TripAdvisor para exercitar com os alunos o gênero textual opinativo. O site reúne comentários de viajantes do mundo inteiro sobre inúmeros lugares visitados por quem comenta. Depois de conhecer um pouco de Barcelona por meio de um vídeo turístico e de ler alguns comentários em espanhol publicados no TripAdvisor, os alunos elaboraram seus próprios comentários como se fossem publicá-los no site.  

Alunas da escola Aderbal Ramos da Silva produzindo seus comentários.

UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA FALAR DE GEOGRAFIA SUL-AMERICANA
Situar os alunos na América do Sul e mostrar a eles os países hispanofalantes vizinhos do Brasil foi o objetivo dos pibidianos Jade, Gabriella e Estén com esta atividade. Em um jogo de tabuleiro, os participantes tiveram a tarefa de encaixar as peças - que consistiam cada uma em um país sul-americano - no mapa/tabuleiro, além de posicionar os nomes das capitais - também disponíveis como peças - em seus países correspondentes. Na condução do jogo, os bolsistas iam conversando com os alunos sobre a geografia e a cultura da América do Sul.

Alunas da escola Jacó Anderle jogando com as peças e conhecendo melhor o mapa da América do Sul.

Material produzido para a atividade e o livro didático adotado pela escola.

O GÊNERO ENTREVISTA EM ATIVIDADE AUDITIVA
As pibidianas Larissa e Mônica optaram por exercitar a compreensão auditiva dos alunos, ao apresentar apenas em suporte audiovisual uma entrevista de uma atriz de cinema. Logo depois, foram feitas a eles algumas perguntas interpretativas sobre a fala escutada, sem legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário